sábado, 26 de abril de 2014

Gaia

Gaia, a deusa primordial, geradora de todos os deuses, a deusa-terra, um dos primeiros elementos que surgiu no despontar da criação, junto com o Ar, Mar e Céu.
Ela é a grande mãe: os deuses celestiais foram descendentes de sua união com Uranos (o Céu), os deuses marinhos de sua união com Pontos (o Mar), os Gigantes de sua união com Tártaros (o submundo) e as criaturas mortais foram crescendo ou nascendo de sua matéria terrena.

Segundo Hesíodo e sua Teogonia, ela é a segunda divindade primordial, nascendo após Caos e foi uma uma das primeiras habitantes do Olimpo.
Urano, o senhor do Céu, temia que seus filhos o destronassem, de forma que prendia-os no Tártaro. Revoltada com essa ação mesquinha e cruel do esposo, Gaia decidiu armar um dos filhos, Cronos, com uma foice.
No momento em que Urano fora unir-se à esposa, em um ciclo perene de criação, Cronos atacou-o e castrou-o, separando assim o Céu e a Terra. O filho lançou às águas marinhas os testículos do pai. Ainda assim, algumas gotas do seu sangue recaíram sobre Gaia, que fertilizada, concebeu as divindades Erínias (as Fúrias).
Sem contar essas contribuições na criação dos deuses, a participação de Gaia nas diversas lendas se caracteriza, basicamente, pelas infalíveis profecias ou, então, pela enorme capacidade de gerar filhos, de aspecto divino (Urano, Ponto), humano (Erecteu) ou monstruoso (gigantes, Tífon).
Divindades muito antigas e numerosas, seguramente pré-helênicas, as ninfas eram ligadas à natureza e à terra e eram, portanto, uma extensão de Gaia.
Gaia era habitualmente representada em obras de arte, em geral, como uma senhora de aspecto maternal e preocupado, que emergia diretamente do solo.
Seu culto era bastante difundido, especialmente nas épocas mais recuadas da cultura grega; acabou, porém, suplantado pelos cultos dos deuses olímpicos. Havia altares para Gaia em Atenas, Esparta, Olímpia, Tegéia, Delfos e muitas outras pólis.
Urano


 De acordo com a mitologia grega, Urano seria o deus do céu e esposo de Gaia,deusa da terra. Da sua união teriam nascido os seis Titãs, os três Ciclopes, asseis Titânides e os três Hecatonquiros. Urano, Gaia e a sua descendência eram referidos como divindades primordiais, das quais derivariam as diversas famílias de deuses gregos. De acordo com determinadas tradições, Urano odiava os seus filhos e assim que estes nasciam escondia-os no seio da terra, na zona do Tártaro, condenando-os a viverem ali para sempre. Gaia, revoltada com estas ituação, teria incitado os filhos à punição do pai. Cronos, o mais jovem e líder dos Titãs, teria então tomado a seu cargo a missão e na noite seguinte, quando o céu se uniu à terra, cortou-lhe os testículos com uma foice e lançou-os ao mar. Outra tradição conta que Gaia, descontente com a sua união fecundidade forçada, teria pedido aos filhos que a protegessem de Urano. Todos teriam recusado, exceto o mais novo, Crono, que, tal como na primeira versão referida, teria planeado uma emboscada, mutilando o pai. Esta mutilação teriaocorrido no cabo de Drepano, cujo nome encontra raízes no grego, significandofoice. Por vezes, esta lenda é associada a Corfu, uma ilha na região dosFeaces, que seria a foice que Cronos lançara ao mar e  se enraizara. Outrastradições referem que a Sicília teria sido fecundada pelo sangue de Urano,residindo  o segredo da sua grande fertilidade. Segundo Diodoro Sículo, Uranoteria sido o primeiro rei dos Atlantes. Este povo justo e piedoso vivia nasmargens do Oceano e Urano tê-los-ia apresentado à civilização e à cultura.Enquanto astrónomo hábil, teria sido o responsável pela invenção do primeirocalendário, que se baseava no movimento dos astros, sendo também capaz deadivinhar acontecimentos futuros. No seu leito de morte, ter-lhe-iam sidoatribuídas honras divinas, que se teriam tornado progressivamente complexas,sendo por isso confundido e identificado com o próprio céu. Segundo estatradição, Urano seria pai de quarenta e cinco filhos, dezoito dos quais eramfruto da sua união com Tita (mais tarde identificada como Geia) e eramdenominados Titãs, por derivação do nome materno. As filhas de Urano teriamsido Basileia, mais tarde assimilada a Cíbele, e Reia, cognominada Pandora.Basileia, possuidora de uma grande beleza, teria sucedido o pai e casado comHiperíon, um dos irmãos, dando à luz Hélio (o Sol) e Selene (a Lua). Diodoroaponta também como descendentes de Urano Atlas e Crono, enquanto Platãorefere, na mesma condição, Oceano e Tétis. Urano e Gaia teriam sido osresponsáveis, de acordo com Hesíodo, por duas profecias de grande importânciana mitologia grega: a primeira teria advertido Crono que o seu reino terminariano dia em que um dos seus filhos o vencesse; a segunda profecia teria alertadoZeus relativamente ao filho gerado em Métis. Por vezes, Urano é referido comofilho Gaia, sendo apresentado em outros poemas como descendente de Éter oucomo filho de Hémera, a personificação feminina do Dia. De acordo com ateogania órfica, Urano e Gaia seriam filhos da Noite. A ausência de umagenealogia clara, relativa a Urano, explica-se pelo facto de não existirem lendasprecisas que sirvam como base para a mesma. A lenda que cerca a figura dodeus do Céu resulta, sobretudo, de interpretações simbólicas de cosmogoniaseruditas. Ainda que durante o período helenístico não tenha sido atribuído umpapel de grande importância a Urano, a sua figura foi cultuada por toda a Grécia Antiga, tendo sido referido, por Hesíodo, como senhor do Universo.