Este nome era dado a três gigantes, filhos de Gaia e Urano. O seu nome significa "cem mãos", sendo consequentemente dotados de cinquenta cabeças.Na revolta dos Titãs (também filhos de Urano e Gaia), os três irmãos - aquele que era chamado de Briareu pelos deuses (também denominado de Egéon pelos homens), Gies (ou Giges) e Coto - lutaram ao lado de Zeus e ajudaram os habitantes do monte Olimpo (olímpicos) a escorraçar os Titãs para o Hades,juntamente com os Cíclopes.
Uma outra versão indica também que os Hecatonquiros teriam participado neste combate mas que seriam habitantes humanos da cidade macedónica de Hecatonquíria.
Conta-se também que Briareu poderia ter pertencido também à fação contrária,a dos Titãs. Este hecatonquiro numas interpretações desposa Cimopoleia, filha de Poseidon, como agradecimento da sua lealdade na luta contra os Titãs;noutras permanece com os seus dois irmãos como guarda destes no Hades.
A nereide Tétis chamou Briareu para ajudar Zeus, quando Poseidon, Hera e Atena o tentaram amarrar.
Ciclope
Um ciclope, da mitologia grega, e romana, posteriormente, era um membro de da raça original de gigantes, caracterizado por um único olho no meio da sua testa, e seu nome significa “olho redondo”. Segundo a mitologia, trabalhavam com Hefesto como ferreiros, forjando os raios usados por Zeus, o capacete de invisibilidade de Hades, e o tridente de Poseidon, que foram usados para derrotar os Titãs. Na “Teogonia” de Hesíodo, Zeus liberta três ciclopes, filhos de Urano e Gaia, do amaldiçoado e escuro abismo de Tártaro, o mundo inferior, na mitologia grega. Os ciclopes são citados em muitas histórias e mitos heroicos da mitologia grega, porém com origens muito controversas.
Essencialmente, esses seres fantásticos são distribuídos em três diferentes espécies, ou raças: os urânios, filhos de Urano e Gaia, os sicilianos, filhos do deus dos mares, Poseidon, e os construtores, que provêm do território da Lícia, uma região montanhosa na costa sudoeste da Ásia Menor. Vários antigos autores gregos e romanos escreveram sobre os ciclopes. Hesíodo descreveu-os como três irmãos que seriam os gigantes primordiais. Todas as outras fontes de literatura sobre os ciclopes descrevem o ciclope Polifemo, que viveu
Os Sicilianos: Essa raça de ciclopes é retratada na Odisseia de Homero, como sendo criminosos gigantes e arrogantes, que habitavam uma região ao sudoeste da Sicília. Costumavam provocar o terror nos agricultores, quando invadiam as plantações em busca de comida, como frutas, ou até mesmo carne humana. Esses ciclopes eram considerados selvagens, moravam em cavernas, com suas famílias, que recebiam a mesma educação com ênfase na selvageria e violência. Homero dizia que nem todos os Ciclopes possuíam apenas um olho, mas apenas Polifemo, o mais importante dos ciclopes, filho de Poseidon e da ninfa Teosa. Os poetas Virgílio e Eurípedes escreveram que o poder dos ciclopes era tão assustador, que quase toda a Sicília era capaz de ouvir o som de suas marteladas, quando estavam trabalhando em suas forjas.
Os Construtores: Apesar de também serem incrivelmente fortes, esses ciclopes eram conhecidos por sua mansidão. Trabalham na construção de edifícios, realizando tarefas que nenhum homem era capaz de fazer, por causa de sua altura e força. A eles, foi dado o crédito pela construção das cidades de Tirinto e Micenas.
Gigantes
Os gigantes foram gerados por Gaia, deusa primordial da terra, e Tártaro, o abismo, para derrotar Zeus, pois enfureceu-se quando ele prendeu os titãs no Tártaro. Os gigantes podiam ser mortos se atacados por um deus e um mortal simultaneamente. Os gigantes são:
- Tifão: Pai-de-Monstros, Gigante da Tempestade.
- Alcioneu: Criado para se o por a Hades/Plutão. Morto por seu sobrinho-neto, Herácles.
- Porfírion: Rei dos gigantes. Criado para se opor a Zeus/Júpiter. Ferido por seu sobrinho Zeus com um relâmpagos e uma flecha por seu sobrinho-neto Herácles.
- Agrios: Apanhou até a morte por suas três sobrinha-netas, as Moiras, com clubes de bronze.
- Clítio: Criado para se opor a Hécate/Trívia e drenar sua energia. Foi imolado por sua sobrinha Hecate com tochas de fogo.
- Encelado: Opunha-se a Atena/Minerva. Morto por sua sobrinha-neta, Atena, e enterrado sob o Monte Etna, como Tifão, na Sicília.
- Efialtes do Aloadae: Opunha-se a Dionísio/Baco. Morto pelos sobrinhos Apolo e Herácles com flechas.
- Eurito: Morto pelo sobrinho-neto Dionísio com sua pinha derrubado tirsos.
- Gration: Opunha-se a Artêmis/Diana. Assassinado por sua sobrinha-neta, a deusa Artêmis com suas flechas.
- Hipólito: Opunha-se a Hermes/Mércurio. Morto por seu sobrinho-neto Hermes com sua espada e usando o boné de invisibilidade.
- Leon: A cabeça de leão, morto por Heracles na guerra gigantes.
- Mimas: Opunha-se a Hefesto/Vulcano. Morto por Hefesto sobrinho-neto com uma saraivada de ferro fundido, ou morto por Ares e roubado de sua armadura.
- Oto do Aloadae: Opunha-se a Dionísio/Baco. Morto pelos sobrinhos Apolo e Heracles com flechas.
- Palas: Morto pela sobrinha Atena.
- Pelorus: Opunha-se a Ares/Marte. Morto por Ares no Olimpo.
- Polibotes: Opunha-se a Poseidon/Netuno. Esmagado pelo sobrinho de Poseidon abaixo da ilha de Nisiros.
- Thoon: Morto pelas moiras com clubes de bronze.
(NOTA: peço perdão novamente, pois informações sobre gigantes são muito escassas , nenhum site contem a informação necessaria.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário